Sindijana

30 anos lutando pelos diretos dos Janaubenses!

diretoria

    A liberdade sindical dos trabalhadores tanto privados quanto públicos previstas nos artigos 8º. e 37 Incisos VI e VII da Constituição Federal, vem sendo exercida pelo SINDIJANA desde sua fundação em 1989. Em toda sua história de luta sindical inúmeras conquistas podem ser atribuídas ao SINDIJANA dentre elas:

a) Participou na elaboração do Estatuto dos Servidores;
b) Em 2009 conseguiu judicialmente anular o Decreto Municipal nº. 729/1997 que pretendia aumentar a jornada dos servidores municipais de 30 h para 40 h através do Mandado de Segurança nº. 8178 confirmada pelo STF RE nº. 255.792-7;
c) Fiscalizou a criação do atual Plano de Cargos e Salários;
d) Progressão salarial;
e) Representou os servidores em diversas greves, 2016, 2017, 2018 e a última greve, a greve dos servidores que recebeu o apelido de “Greve dos Garis” em 2019;
f) Reverteu na justiça os cortes de salários em período de greve em 2018;
g) Impediu abusos no último Censo Previdenciário onde certidões atualizadas eram exigidas do servidor, sem previsão legal.

    Atualmente o SINDIJANA está registrada como Entidade Sindical, representante dos servidores públicos municipais de Janaúba com 1000 sindicalizados e oferece assessoria jurídica gratuita e convênio com a ACIJAN para consultas médicas e exames. O SINDIJANA obteve o reconhecimento do Município de que presta relevante serviços à sociedade quando foi declarado como de Utilidade Pública através da Lei Municipal nº. 1340 de 2000. 

    Além da defesa dos direitos dos servidores municipais, o SINDIJANA cumpre um papel social, oferecendo em parceria com a ACIJAN um convênio médico que alcança seus filiados e suas famílias, realiza também a distribuição de cestas básicas a famílias em necessidade e oferece capacitação ao servidor.